Blog em construção

11 de mai. de 2011

Martha Graham


Martha Graham (11 de maio de 1894, Condado de Allegheny, Pensilvânia – 1 de abril de 1991, Nova Iorque) foi uma dançarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da Dança Moderna.
O impacto que a dança de Martha Graham causou nos palcos é frequentemente comparado à influência que Picasso teve para a pintura em seu tempo, ou Stravinskyna música, ou Frank Lloyd Wright na arquitetura. As suas contribuições transformaram essa forma de arte, revitalizando e difundindo a dança ao redor do mundo.
Na sua busca por uma forma de expressar-se mais honesta e livremente, ela fundou a Martha Graham Dance Company, uma das mais conceituadas e antigas companhias de dança nos Estados Unidos.
Como professora, Graham treinou e inspirou gerações de grandes bailarinos e coreógrafos. Entre seus discípulos estão Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor, Merce Cunningham e incontáveis outros atores e dançarinos.
Ela colaborou com alguns dos mais conceituados artistas de seu tempo, como o compositor Aaron Copland e o escultor Isamu Noguchi. Ela inventou uma nova linguagem de movimento, usada para revelar a paixão, a raiva e o êxtase comuns à experiência humana. Ela dançou e coreografou por mais de 70 anos, e durante esse tempo foi a primeira dançarina a se apresentar na Casa Branca, viajar para o estrangeiro como embaixadora cultural, e receber o maior prêmio civil do EUA: a Medalha Presidencial da Liberdade.
Em sua vida, ela recebeu homenagens que vão desde a Chave da Cidade de Paris até a Ordem da Coroa Preciosa do Império Japonês. Ela disse: "Passei toda a minha vida com a dança e sendo uma bailarina. Às vezes não é agradável. Às vezes é terrível. Mas, apesar disso, é inevitável." 

Conteúdo

·         1 Biografia
·         3 Citações
·         4 Coreografia
·         5 dançarinos precoce
·         6 Veja também
·         7 Referências
·         8 Leitura adicional
Fonte: Wikipedia
Centro de Dança Contemporânea Martha Graham
*****
A dança de Isadora Duncan e Martha Graham
Parte 2: Martha Graham

De: AlanBlair | Criado em: 26/10/2009
Pequeno documentário sobre a vida e a dança de Isadora Duncan e Martha Graham.

Martha Graham - 'Heretic'

De: nickwallacesmith | Criado em: 14/08/2009
Martha Graham performs in part of 'Heretic'

Lamentação - Martha Graham

De: arthurmarques | CRIADO EM: 2007/12/12
Coreografia: Martha Graham
Música: Zoltan Kodaly
Dançado por: Lyman Peggy
Criado em 1930, filmado em 1976.
Martha Graham Dance Company

***QUER MONETIZAR SEU BLOG? CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Expresse aqui sua opinião e após moderação ele será publicado.


Get 
Adobe Flash player