Blog em construção

5 de mar. de 2011

Fotos mostram luta por sobrevivência em ambientes inóspitos da Terra


O fotógrafo Timothy Allen acompanhou os produtores da elogiada série de TV Human Planet, da BBC, que destacou maneiras criativas encontradas por grupos humanos de sobreviver em ambientes inóspitos e hostis em várias partes do mundo.
Em oito episódios, a série, que terminou de ser transmitida nesta semana - e teve alguns de seus personagens destacados em matérias da BBC Brasil -, mostrou os desafios enfrentados por povos em montanhas, cidades, florestas, planícies, desertos, às margens de rios e oceanos e em regiões geladas.
O fotógrafo acompanhou a equipe de produção a lugares como Papua Nova Guiné, República da África Central, Groenlândia e Brasil, registrando o dia a dia das filmagens e das comunidades nativas.
Nas imagens, Allen mostra a caça com a ajuda de águias na Mongólia, os mergulhos profundos dos "ciganos do mar" da Malásia, um festival de lama na África e a cooperação entre golfinhos e pescadores no sul do Brasil.
O programa demorou três anos para ser produzido e foi filmado em mais de 70 lugares em todo o mundo.
Veja a “GALERIA DE FOTOS: LUTA POR SOBREVIVÊNCIA”
------------------------------------- 

http://www.youtube.com/watch_popup?v=2HiUMlOz4UQ&vq=large
-------------------------------------

Pescadores arriscam a vida passando até cinco minutos sem respirar no mar
O povo Bajau, também conhecido como "ciganos do mar", tem pescadores que conseguem mergulhar a 20 metros de profundidade e ficar até cinco minutos sem respirar, enquanto a maioria das pessoas precisa de ar após 30 ou 40 segundos.
Os Bajau vivem no sudeste asiático, em barcos ou palafitas acima da água do mar. Tradicionalmente, eles nascem, vivem e morrem no mar, o que lhes rendeu a fama de mergulhadores natos.
Uma equipe do programa Human Planet (Planeta Humano) da BBC registrou, na costa de Sabah, em Bornéu, os mergulhos nos quais os únicos "equipamentos" são óculos de madeira feitos à mão e um arpão.
Matéria completa em:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/02/110201_pescadormergulho_is.shtm
------------------------------------

Esquimós enfrentam a morte para coletar mariscos em cavernas de gelo

Os esquimós da região do Ártico canadense enfrentam grandes riscos para buscar alimentos. Durante o inverno, pescadores aproveitam a maré baixa para entrar em cavernas formadas pelo gelo sobre o mar para coletar mariscos.
Eles têm menos de uma hora para terminar a coleta antes da volta da maré, num ritual que demonstra os extremos enfrentados pelos 500 moradores de Kangiqsujuaq, perto do estreito de Hudson, para buscar alimentos alternativos à sua dieta básica de carne de foca.
O povoado de Kangiqsujuaq e a comunidade vizinha de Wakeham Bay são os dois únicos locais onde ocorre a coleta de mariscos sobre a espessa camada de gelo que cobre o Ártico durante o inverno.
Continue lendo em:
-----------------------------------------
***QUER MONETIZAR SEU BLOG? CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Expresse aqui sua opinião e após moderação ele será publicado.


Get 
Adobe Flash player