Blog em construção

31 de out. de 2010

O Dia das Bruxas e o Dia de todos os Santos

O Dia das Bruxas (Halloween é onome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorrenos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá,Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigospovos (não existe referências de onde surgiram essas celebrações).

A origem do halloween remonta àstradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos600 a.C.e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou dafamosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos EstadosUnidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinharelação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festivalde Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim doverão(samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween temduas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã


A origem pagã tem a ver com acelebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos.A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando acultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo.Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dosCeltas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades.Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobreela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração.
Sabe-se que asfestividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno).Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davamo aoano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas maisimportantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra"(conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dosmortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. Afesta era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavamcomo "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se tambémque os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos larese guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Católica

Desde o século IV a Igreja daSíria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Trêsséculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romanodedicado a todos os deuses ([[Panteão(Roma)|Panteão) num templo cristão e odedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. Afesta em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 demaio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que erao dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, noano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande,esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festano dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília erachamada All Hallow’s Eve (Vigília deTodos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "AllHallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Etimologia

Posto que, entre o pôr-do-sol dodia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, eminglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: HallowEvening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizadopelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos delíngua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a IgrejaCatólica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restriçõesna véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países delíngua inglesa como All Hallows' Eve.
A relação da comemoração destadata com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média noseguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendoconduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens oumulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossemalvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentidonegativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, namaioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e acomemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantesirlandeses (povo de etnia e cultura celta) no século XIX, ficou assim conhecidacomo "dia das bruxas", uma lenda histórica.

Atualmente

Se analisarmos o modo como oHalloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: sórestou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do quetinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda umasérie de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos osSantos.
Entre os elementos acrescidos,temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmentenascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flageladapela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população doContinente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com amorte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitasrepresentações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade,algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou dançasmacabras.
Alguns fiéis, dotados de umespírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados asparedes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para atumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc.(afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representaçõescênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificandoinclusive a morte, à qual todos deveriam chegar. Possivelmente, a tradição depedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doceou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguiçãoprotestante contra os católicos (1500 1700). Nesse período, os católicosingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhumcargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e atémesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas desacerdotes foram martirizados.Produto dessa perseguição foi a tentativa deatentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matandoo rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foidescoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado GuyFawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em poucotempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura atéhoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casasdos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat(doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou àAmérica trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 deoutubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no paíspelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween éproduto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIIIpara os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitasdelas já foram esquecidas na Europa

Novos elementos do Halloween

A celebração do 31 de Outubro,muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendoultimamente promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assumeo caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre osquais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e osassassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade.Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistospor crianças, gerando nelas o medo e uma idéia errônea da realidade. Porém, nãoexiste ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemosnotar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria.As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festaestão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, noentanto isso não reflete a realidade pagã.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livr: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas

HAPPY HALLOWEEN



Siga as instruções; entre em um mundo mágico!

***QUER MONETIZAR SEU BLOG? CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo. Expresse aqui sua opinião e após moderação ele será publicado.


Get 
Adobe Flash player